Mobilidade e Atividades internacionais de docentes
O Programa de Pós-graduação desenvolveu atividades de internacionalização, particularmente, com 3 países: Portugal, França e Estados Unidos, com destaque para ações de cursos ministrados e apresentações de trabalhos nesses países, além de estágios de pós-doutorado.
Atividades por países
Prof. Dr. Luis Felipe Viel Moreira Universidad Nacional de Córdoba (UNC) – Curso intitulado “Literatura, historia y memoria en la construcción de las identidades centroamericanas actuales”. Público: alunos de pós-graduação do curso de pos-graduação em Letras, nível doutorado. Carga horária: 40 h/a. Período: 21 a 30 de novembro de 2023. Universidad Nacional de Rio Cuarto (UNRC) -Conferência intitulada “Una mirada histórica y literaria sobre américana central” para alunos de graduação pós-graduação de História e Letras. Conferência organizada por el centro de investigaciones históricas y el departamento de historia da UNRC. |
Profa. Dra. Luciana Cabrini Simões Calvo Universidad Antonio Nariño - Mirror Class Program. Trata-se de participação no Programa "Mirror Classes" / Classe Espelho, organizado pela Universidad La Salle (México), promovendo aulas com o tema "English language teaching andlearning and Teacher Education in Brazil and Colombia", no formato online, em parceria com o docente Freddy Cuellar, da Universidad Antonio Nariño (Colômbia). Realizado em 2022. |
Prof. Dr. Helcius Batista Pereira Universidade de Genebra - Coordenação do evento de extensão "Redes em pesquisas decoloniais em Educação de Língua", mediando a mesa composta pelo professor Joaquim Dolz, da Universidade de Genebra. |
Prof. Dr. Juliano Desiderato Antonio Universidad del Pais Vasco - Participação em banca de defesa de tese. ORONOZ, M. A.; ANTONIO, J. D.; DA CUNHA, I.. Participação em banca de defesa pública de tese da pós-graduanda Unai Atutxa. Development of summarizing skills and processing of school summary texts. 2022. Tese (Doutorado em Language and Analysis Processing) Universidade de Santiago de Compostela; Instituto de Profesores Artigas; Instituto Politécnico do Porto; Universidad del Norte Santo Tomas de Aquino; Fundacion Cuatrogatos; Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá; Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Participação na realização do 2º. Ciclo Internacional de Debates – Literatura infantil e juvenil e formação de leitores, evento remoto com transmissões no Canal de You Tube (PLE) para público geral, estudantes e professores dos países envolvidos no evento. |
Prof. Dr. Gerson Luis Pomari
Internationale Jugendbibliothek - Período de pesquisas entre 17 de junho a 03 de julho de 2024 como atividade relacionada ao estágio de pós-doutorado realizado entre dez 2023 a dez 2024. |
Profa. Dra. Lúcia Osana Zolin Universidade de Lille: Apresentação do trabalho intitulado Certezas sob suspeita: a maternidade em debate na literatura brasileira recente de mulheres” no IX Colóquio inter. sobre literatura brasileira contemporânea: em tempos de reconstrução, no período de s 30 de janeiro e 2 de fevereiro de 2024. |
Profa. Dra. Mirian H. Y. Zappone Université Lumière Lyon 2 – Curso presencial intitulado “Didática de Língua e literatura em Língua Portuguesa” ministrado para o Master em Língua Portuguesa. Estágio pós-doutoral: supervisão da Profa. Dra. Maria da Conceição Coelho-Ferreira no período de 13/01/2022 a 01/06/2023. Título da pesquisa : Itinerários da leitura literária em materiais didáticos aprovados pelo PNDL 2021-Ensino Médio. |
Prof. Dr. Weslei Roberto Cândido Universidade Lumiére Lyon 2 : professor Visitante, ministrando curso de Literatura brasileira no período de 28 de fevereiro a 30 de março de 2023. |
Profa. Dra. Roselene Couto Universidade da Madeira: Oferta de simpósio no SIMELP - Simpósio Mundial da Língua Portuguesa com o professor Atílio Butturi Jr em 2022. Oferta de Simpósio no SIMELP: Simpósio Mundial de Língua Portuguesa em 2024. |
Prof. Dr. Helcius Batista Pereira Universidade da Madeira: Organização do Simpósio "Filologia Portuguesa e transdisciplinaridade", no IX Simelp, no período de 2 a 7 de setembro de 2024. Apresentação de comunicação de trabalho: "A(s) mão(s) por trás das rasuras visíveis em Originais do Livro Terra Crua, de Jorge Ferreira Duque Estrada", em coautoria com prof. Dr. Marcelo Módolo (USP), no Simpósio 61 "Filologia Portuguesa e transdisciplinaridade", no IX Simelp em setembro de 2024. |
Profa. Dra. Lúcia Osana Zolin Universidade do Porto: Apresentação do trabalho intitulado “As dores da (não) maternidade: a escrita como estratégia de superação em narrativas recentes escritas por mulheres”, no XIV Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, realizado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, entre os dias 22 a 26 de julho de 2024. |
Profa. Dra. Neiva Maria Jung University of Pensilvania (UPENN) – Realização de estágio pós-doutoral na UFRGS, com seis meses UPENN. Título do projeto “Diversidade Sociolinguística e Ideologias Raciolinguísticas: o lugar da branquitude na aprendizagem escolar”. Harmony Grove Elementary School Massachusetts, Estados Unidos - A Global Academy – visita técnica a uma escola pública urbana/suburbana na cidade de Framingham com objetivo de conhecer o modelo de educação bilíngue dual (inglês/português) da escola, que atende muitos estudantes brasileiros e que por isso tem como uma de suas línguas de instrução o português brasileiro. |
|
Profa. Dra. Luciana Cabrini Simões Calvo Pennsylvania State University - Atividade: Ministrante do módulo “Introduction to Collaborative Online Learning (COIL)”, em parceria com a profa. Lynn Hartle (Penn State University), no curso intitulado “Cultural Dimensions of Online Learning”, no período de 8/10 a 15/11/2024. O curso foi ministrado para docentes e estudantes de pós-graduação dos países envolvidos.
Pennsylvania State University - Intercâmbio Virtual: Developing Global Citizenship through interdisciplinary conversations. Trata-se de intercâmbio virtual, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, realizado em parceria com docentes dos seguintes contextos internacionais: Lynn Hartle (Pennsylvania State University- EUA), Tara Mathien (University of Florida - EUA), Benameur Nehar (University of Abou Bekr Blekaid, Tlemcen - Argélia) e Jorge Matamoros (Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán - Honduras) Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán – Honduras; University of Erlangen-Nürnberg - Alemanha; Levinsky Wingate Academic College – Israel; Universidade Federal do Espírito Santo; Universidade Estadual de Maringá. Intercâmbio Virtual: Artificial Intelligence in Education. Trata-se de intercâmbio virtual realizado em parceria com os seguintes docentes: Bruna Sampaio Silgueiro Mardegan (Universidade Estadual de Maringá), Kyria Finardi (Universidade Federal do Espírito Santo); Jorge Matamoros, Meholy Euceda e Brenna Woods (Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán – Honduras); Günter Renner (University of Erlangen-Nürnberg - Alemanha) e Shiri Rosenberg (Levinsky Wingate Academic College – Israel). Desenvolvido em 2022, 2023 e 2024. Pennsylvania State University (EUA). Intercâmbio Virtual entre UEM e Penn State University (PSU), desenvolvido em parceria com a profa. Lynn C. Hartle, da Pennsylvania State University (EUA). Coordenação do Programa English Teaching Assistant (n. 16/2019 do Programa CAPES-Fulbright) em 2022 e 2023. |