Autoavaliação
O processo de autoavaliação do PLE foi implementado para identificar a percepção de nossos docentes, discentes, servidores não-docentes e egressos sobre diversas dimensões do programa. O objetivo é identificar de maneira continuada pontos fortes e fracos do que é ofertado, permitindo ajustes para a melhora de nossa qualidade. Também procura-se coletar ameaças e oportunidades, para com isso permitir iniciativas de planejamento estratégico.
I) A Comissão de Autoavaliação do PLE/UEM
Para planejar e executar as ações de autoavaliação, constituiu-se uma Comissão de Autoavaliação formada pelos seguintes integrantes:
Docentes do programa:
- Prof. Dr. Hélcius Batista Pereira (Estudos Linguísticos/Descrição Linguística)
- Prof. Dr. Luiz Carlos André Mangia Silva (Estudos Literários/Literatura e Historicidade)
- Profa. Dra. Roselene de Fátima Coito (Estudos Linguísticos/Estudos do Texto e do Discurso)
- Profa. Dra. Liliam Cristina Marins (Estudos Literários/Campo Literário e formação de leitores)
Servidor não-docente do programa:
- Wander Maicon de Oliveira (Secretaria do PLE/UEM)
Discentes:
- Amanda Carvalho Ferreira Areas (Estudos Linguísticos)
- Micheli Cristina Ribas Camargo (Estudos Literários)
II) As Pesquisas de Autoavaliação do PLE/UEM
O processo de Autoavaliação do PLE/UEM se realiza por meio de pesquisas com docentes, discentes, egressos e servidores do programa. As pesquisas são realizadas por meio de formulário eletrônicos e/ou fóruns, detalhadas a seguir:
- Pesquisa de disciplinas ofertadas: realizada ao final do período letivo, a pesquisa questiona os conteúdos e as práticas de ensino e aprendizado empregadas em sala de aula, por meio da aplicação de questionário predominantemente formado com perguntas fechadas para discentes regulares e não-regulares do programa.
- Pesquisa de Egressos: realizada a cada final de quadriênio, a pesquisa questiona as percepções dos egressos sobre disciplinas, docentes e práticas do programa, bem como a formação de um quadro sobre a inserção e a empregabilidades dos egressos do PLE/UEM, por meio da aplicação de questionário predominantemente formado com perguntas fechadas.
- Pesquisa de Docentes do PLE/UEM: realizada a cada final de quadriênio, a pesquisa questiona as percepções dos docentes sobre infraestrutura física e humana, disciplinas, corpo docente e discente e práticas do programa, por meio da aplicação de questionário predominantemente formado com perguntas fechadas.
- Pesquisa de Discentes: realizada a cada final de quadriênio, a pesquisa questiona as percepções dos discentes sobre infraestrutura física e humana, disciplinas, corpo docente e práticas do programa, por meio da aplicação de questionário predominantemente formado com perguntas fechadas para discentes regulares e não-regulares do programa.
- Pesquisa de Servidores não-docentes da UEM: realizada a cada final de quadriênio, a pesquisa questiona as percepções dos servidores da UEM não-docentes que atuam sobre infraestrutura física e humana e as práticas do programa, por meio da aplicação de questionário predominantemente formado com perguntas fechadas para discentes regulares e não-regulares do programa.
III) Divulgação dos Resultados
Os resultados debatidos previamente na Comissão de Autoavaliação do PLE são apresentados no evento O PLE.